quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

A Psicologia no Desporto

Ouvindo hoje o relato do meu Braga, por não ter possibilidade de me deslocar ao estádio percebo o quanto a psicologia influência o desempenho dos atletas no Desporto.

Uma equipa apesar de ser composta por jogadores experientes e com largos jogos, após um período de dois meses sem vencer vê cada mais as adversidades depararem-se e não consegue ultrapassa-las.

Nos desportos de alta competição parece-me cada vez mais além do acompanhamento físico, é fundamental uma ligação forte psicológica e cuidar da mente dos jogadores e equipa.

No caso do Braga, mais que um psicólogo, precisa de um treinador capaz de além de conhecimentos tácticos, técnicos ter uma força mental e uma capacidade de liderança fora do comum para conseguir levar o barco a bom termo.

Após algum tempo, parece que esse timoneiro não é Manuel Machado.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Braga só assim vá lá com um Mourinho! abaixo disso não vai lá! não vai não!

Mas a psicologia sempre esteve ligada ao futebol, desde sempre se diz jogar em casa é melhor (para alguns nem por isso...) porquê! porque isso afecta a mente do jogador...

De á uns anos para cá com o Mourinho começamos a tomar consciencia que a psicologia pode fazer milagres!

Mas na minha humilde opinião kem já deveria ter saido á muito do S.C.Braga era esse o Sr Salvador, k por muitas vezes quis que o nosso Braga fosse o nosso (mal) amado visinho...e é por causa desse sr que hoje não fui ver o meu Braga...kd ele sair de lá talvez darei um salto á pedreira...

abraço!