quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Assumir derrotas...

Este Blog foi derrotado no seu projecto de mudar a Presidência da Câmara Municipal de Braga, não conseguimos convencer as pessoas da necessidade de alterações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Caldas, não foi em absoluto uma derrota, não foi e essa é verdade uma vitória , mas por pouco.

Houve um senão que levou a que Ricardo Rio não ganhasse como se previa. Esse senão chamou-se Miguel Brito.

Tendo assumido uma candidatura incompleta-quase não passava, Brito retirou ao Ricardo os votos da diferença , favorecendo a reeleição de Mesquita. Há quem diga que ouve dedos de Mesquita nessa candidatura. Talvez sim, talvez não. Mas foi eficaz face ao diferencial entre Ricardo Rio e Mesquita.Por isso não assumas uma derrota do Blog nesse projecto de mudança, pois se o blog braga2009 não motivou os milhares de votos perdidos , em favor do impensável, e foi palco durante meses de intervenções acesas , não te assumas derrotado porque Ricardo mesmo assim saiu reforçado.

Uma social democrata

Luis Caldas disse...

Caro anónimo,

O blog assumiu na minha pessoa a derrota, visto que definiu como objectivo fundamental não atrasar mais quatro anos o futuro da cidade. Infelizmente os Bracarenses assim não quiseram. Independentemente da qualidade das propostas da coligação, a politica de resolução de problemas imediatos traz votos.

Aliás, se formos a analisar os vários resultados autárquicos a nível nacional vemos que existem várias excepções que confirmam a regra.

A meu ver a derrota da Coligação tem alguns problemas de base:
1. Miguel Brito, que estando na estrutura do CDS captaria mais votos que captou o MPT e que poderá ter dispersado nos outros;
2. A derrota estrondosa de um PSD sem rumo, MFL e os seus barões conseguiram ao afastar as poucas correntes pensadoras do PSD uma campanha muito má que levou a um resultado desastroso. Numa Câmara que poderia contar uma história muito diferente e marcar uma grande vitória para o PSD não houve o investimento de nenhuma corrente do partido.
3. Os erros da Distrital de Braga, não há muito a expandir, perder Barcelos é só o maior resultado possível.
4. Má campanha nas freguesias da periferia. Sabendo que o PS tem uma máquina bem montada, é necessário responder com uma máquina idêntica, principalmente no contacto com as populações. Tem de haver uma maior proximidade e constante.

Não obstante, estou orgulhoso de numa cidade maioritariamente socialista, termos conseguido o melhor resultado de sempre para o PSD e Coligação. Ficamos a 2600 votos de Mesquita, que não vai mais a eleições e sabemos que esta lista foi feita de caprichos do PS local que teima em tentar encontrar um sucessor para o Mesquitão.

Não queria vencer a CMB por exaustão, mas sim pelas ideias, as mesmas que me agradou ler no comunicado de Ricardo Rio a assumir que manterá o papel de grande oposição.

Braga ganha com uma Oposição assim, obrigado Ricardo.