sábado, 30 de agosto de 2008

A Hegemonia do Saber

Durante muitos anos os paradigmas culturais imperaram que aqueles que detinham o saber eram idolatrados e faziam com o seu ensinamento apenas se restringisse a um pequeno grupo.

Esse feudo de saber fez com que o conhecimento da sociedade não crescesse tão exponencialmente como se tem vindo a verificar nos últimos tempos.

Acontece contudo que determinadas áreas e profissões não conseguem abstrair-se desse paradigma e voltarem o conhecimento para que este seja aberto a todos e que possibilite assim uma maior evolução.

O tempo da hegemonia do saber parece estar terminado, contudo os focos de resistência que se criam tornam-se apenas obstáculos para o próprio saber, que assim cria inimigos e não se recria. Algo semelhante aconteceu na industria nos anos 80 e 90, consequência disso, as falências que lhes seguiram.

Espero que as profissões com saberes próprios se recriem, se adaptem a este novo mundo e que mostrem que não há medo de transpor o saber, têm é de mostrar que o fazem melhor que os outros, só assim fará sentido que essa profissão se mantenha.

Dedicado também à área da saúde...

1 comentário:

Unknown disse...

"Alguém que saiba só de uma coisa , nem dessa coisa provalmente saberá."

Cabe-nos a cada um e nós alargarmos horizontes e perder o medo de explicar os porquês...