segunda-feira, 21 de abril de 2008

10º Aniversário da Constituição da Ordem dos Enfermeiros

Haveria muito que escrever acerca do Aniversário da Ordem dos Enfermeiros. Irei fazer uma pequena reflexão daquilo que acho que é e que terá de ser o caminho a trilhar pela OE para o seu futuro.

A Ordem nasceu em 21 de Abril de 1998. Faz então hoje dez anos. Muitas são as críticas de que se reveste a falta de trabalho e a falta de um rumo.

Estamos agora, no começo do segundo mandato da Enf. Maria Augusta Sousa enquanto bastonária. Começa-se a implementar o Modelo de Desenvolvimento Profissional e a estruturar a evolução para que os enfermeiros evoluam para uma especialização.

Porém, será que a qualidade dos cuidados prestados evoluiu conforme era esperado com a criação da Ordem?

Que futuro reserva a Ordem dos Enfermeiros e que trabalho poderá desenvolver com os seus membros no sentido de melhorar a relação e a qualidade dos cuidados de enfermagem?

Penso que será importante que todos os enfermeiros se envolvam e se unam em torno da sua Ordem dos Enfermeiros e que não esperem apenas que os seus membros participem activamente na definição de cuidados e na prática de excelência.

A Enfermagem precisa de uma Ordem dos Enfermeiros forte e activa, que vá crescendo e que vá de encontro à expectativa da população. Uma OE que dê visibilidade a profissão.

Mas uma Ordem dos Enfermeiros que não é constituída apenas por 200 elementos que constituem os seus órgãos sociais, mas de todos aqueles que exercem a profissão em Portugal e que dia-a-dia lutam para uma melhoria dos cuidados, só assim e com uma melhoria dos indicadores de qualidade e visibilidade destes poderá ser criada uma força de mudança que irá contribuir para mudar a Enfermagem em Portugal.

PS. - Aproveito este espaço para dizer que a enfermagem em Portugal, está hoje mais pobre. Visto ter falecido um colega de trabalho, que no seu dia-a-dia lutava por praticar enfermagem de qualidade e com cuidados ao cidadão com qualidade. A memória do colega Fernando Ramos ficará na memória da minha prática, quer pelo seu exercício, quer pela sua atitude positiva perante o mundo. Descansa em Paz amigo...


Sem comentários: