domingo, 21 de outubro de 2007

As Promessas Eleitorais

Inspirado pelo acordar tardio e face a mais uma noticia em que o novo líder do maior partido da oposição critica o governo pela inoperância em relação a erradicação dos bairros de lata,um das grandes bandeiras de campanha.

Não é para apoiar a oposição que irei escrever este texto, mas sim para alertar para o maior problema da Democracia e por consequência dos políticos que vivem em democracia. Qual é o político que em algum momento não fez promessas que não pode cumprir? Exemplos deste governo: não aumentar impostos, continuação das SCUTs sem custos para o utilizador, a erradicação das barracas, a criação dos 150.000 empregos. Onde estão essas propostas? O que começou a ser feito para resolver estas situações?

Esta forma recorrente de populismo parece-me ser a mais grave de todas. Interessante ou não foi Luís Filipe Menezes, tido por muitos como populista, a denunciar estas situações. Será que fará ele estas promessas em campanha eleitoral?

Os meios políticos precisam urgentemente de aceitar e entender que não é com políticas vãs que vão conquistar a compreensão e participação das pessoas. Não é assim, que se cultiva a sociedade e se inspira que esta seja processo activo no crescimento do país. Urge mudar.

Sem comentários: